Por que você precisa aprender a falar bem em público?

8 de dezembro de 2015

A arte de falar em público foi desenvolvida inicialmente pelos gregos e ficou registada nas obras da antiguidade clássica. Na vida pública de então, cada pessoa falava em seu próprio nome, e não existiam representantes de um cliente ou um círculo, por isso qualquer cidadão que quisesse ter sucesso no tribunal, na política ou na vida social tinha de aprender técnicas de falar em público (hoje em dia não é diferente). As técnicas eram ensinadas primeiro pelos autointitulados “Sofistas”, conhecidos por cobrar taxas para “tornar forte o mais fraco argumento”, e treinar os seus alunos para serem “melhores”. Platão, Aristóteles e Sócrates desenvolveram teorias sobre oratória em oposição aos sofistas, e as suas ideias foram instituídas à medida que surgiram escolas onde a arte de falar em público era ensinada. Mais tarde a cultura grega de treino para falar em público foi adotada na íntegra pelos romanos.

E então, por que você precisa desenvolver a habilidade de falar em público? A todo instante você necessita falar em público, para uma pessoa ou muitas, mas você precisa!

Faz duas semanas minha esposa me relatou uma cena inusitada. Ela estava na fila do caixa do supermercado quando viu duas funcionárias falando sobre o evento interno do amigo secreto, que é uma tradição em muitas regiões do Brasil. Uma delas disse que não participaria do evento, pois nas palavras dela “tinha pavor de falar em público”.

Falar bem em público é igual um dia de chuva, só nos lembramos do guarda-chuva quando está chovendo.

E em que momentos específicos nos lembramos desta importante habilidade? Nos lembramos dela em uma dinâmica para conseguir a tão sonhada vaga de emprego, quando precisamos apresentar o TCC, apresentar um trabalho na faculdade, apresentar um projeto à diretoria da sua empresa, na igreja, política e inclusive em eventos de amigo secreto.

Tem um novo ano se aproximando, aproveite e faça um investimento que somará muito na sua vida pessoal como profissional, faça um curso de oratória.

Antonio Carlos Cardoso

Diretor da Altiva Brasil Treinamentos

www.altivabrasil.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *