Dicas para Gestão da Ansiedade ao Falar em Público

5 de janeiro de 2016

Ansiedade em discursos: Dicas para se preparar bem

Se você está fazendo um discurso em um casamento, na convenção de acionistas, em uma sala de aula da faculdade, apresentando um projeto a um grupo de investidores ou a diretoria da sua empresa saiba que existem estratégias que você pode usar para dar a si mesmo uma vantagem quando se trata de lidar com a ansiedade. Tudo, desde o ambiente que você fala, para quem você fala, o contato visual com o público pode afetar seu nível de ansiedade ao falar em público.

Dicas para o Grande Dia!

É importante para montar uma rotina para controlar a ansiedade no dia de um discurso ou apresentação. Criar uma rotina que você sabe que vai colocá-lo em um bom estado de espírito e dar ao seu corpo a capacidade de manter um estado relaxado. Faça uma atividade física, evite comer muito. Não tome café e nem coma chocolate no dia do discurso. A ingestão destes alimentos lhe deixará mais ansioso, e é tudo oque você não quer neste grande dia.

Juntando tudo

  • Aprenda a aceitar alguma ansiedade. Mesmo os artistas mais experientes costumam experimentar um pouco de excitação nervosa antes de um desempenho – na verdade, a maioria acredita que um pouco de ansiedade realmente faz de você um bom orador. Aprenda a aceitar que você sempre estará um pouco ansioso no dia do discurso, mas isso é normal e comum sentir-se dessa maneira. “Só se sente assim alguém que realmente é responsável e está interessado pelo tema e seu público”.                                         
  • Estabeleça metas. Em vez de falar apenas por falar, por que não torná-lo um objetivo pessoal para se tornar um excelente orador? Com a preparação adequada e muita prática não há qualquer razão para que alguém não poder se tornar muito bom em falar em público. Se falar bem em público não seja o seu objetivo final, mesmo assim esta habilidade poderá lhe ajudar a desempenhar ainda melhor a sua atividade atual e se tornar o profissional que tanta sonha ser. Se para você não é um fim (a habilidade de falar em público) ela pode ser um meio que te ajudará a atingir o seu objetivo final.

Estimo sucesso a você em suas próximas apresentações. Se precisar de ajuda pode me contatar pelo nosso site www.altivabrasil.com.br  via Skype: altiva.brasil ou Facebook: facebook.com/altivabrasiloficial

Um fantástico 2016 a todos e ótimas apresentações!

Forte abraço,

Antonio Carlos Cardoso

Diretor da Altiva Brasil Soluções em Treinamentos


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *