Dez motivos para você fazer cursos pela internet

12 de dezembro de 2015

Existem muitos mitos e preconceitos a respeito de fazer cursos pela internet. Mas pouca gente sabe que os cursos à distância é uma prática exercida há mais de 40 anos, numa época que nem em sonhos se pensava no fenômeno da internet. Eu mesmo tinha minhas dúvidas a respeito desta forma de capacitação. Abaixo eu te dou dez razões para você fazer cursos pela internet:

1. Flexibilidade de horário. Você encaixa a aulas dentro das suas possibilidades de tempo e aproveita muito mais qualquer folga na agenda. Por exemplo, congestionamentos, aguardando uma entrevista, e muitas outras situações.

2. Investimento baixo se comparado com um curso presencial. E é perfeitamente explicável, pois um curso à distância a estrutura necessária é infinitamente menor.

3. Comodidade. Você pode fazer as aulas de qualquer lugar. Pode parar a aula e retomá-la a partir do ponto em que parou ou voltar ao início. Pode capturar uma tela, gravar, baixar, enfim possibilidades múltiplas.

4. Distâncias são encurtadas. A internet tem esta característica. Você pode interagir com pessoas de qualquer lugar do planeta em tempo real.

5. Interação rápida. Comunidades se formam rapidamente facilitando a troca de experiências e de novos conhecimentos. Grupos no Facebook, Linkedin, Skype,  entre outras redes facilitam este processo.

6. Período maior para acesso aos materiais do treinamento. Mesmo depois de finalizado a maioria dos cursos deixam liberados o acesso aos materiais do curso por mais algum tempo. Alguns nunca bloqueiam o login e senha.

7. Possibilidade de combo. Alguns empresas de treinamento incluem aulas presenciais em seus cursos à distância. Aulões presenciais que tiram dúvidas e servem como um verdadeiro network.

8. Disciplina maior nas atividades. Por incrível que pareça o curso à distância acaba fazendo com que o aluno estude mais, principalmente aqueles cursos oferecidos por grandes instituições de ensino. As provas são previamente agendadas, os trabalhos têm datas de entrega e devem seguir à risca, pois o sistema é quem avalia os prazos. Não dá para tentar usar o tal jeitinho brasileiro.

9. Mais cursos em menos tempo. Isso mesmo, você pode fazer mais cursos paralelos sem que um atrapalhe o outro, você não precisa se deslocar muitas vezes na mesma semana. O que você precisa é se logar!

10. Aprendizado contínuo. A internet propicia inúmeras possibilidades. É um mundo maravilhoso para quem tem sede de aprender e conhecer novas formas de se tornar um melhor ser humano e um profissional muito mais qualificado.

Sou professor de cursos presenciais e à distância e acredito que ambas se completam. Não acredito que uma forma substitua a outra.

Antonio Carlos Cardoso

Diretor e Instrutor dos cursos de Liderança, Vendas e Oratória

www.altivabrasil.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *