Aprenda a Planejar Apresentações de Sucesso

9 de setembro de 2017

Muito se fala sobre planejamento, mas poucos dão atenção especial a este tema. Gosto muito desta frase que li na Revista Exame há muitos anos “Quem planeja às vezes erra, quem não planeja às vezes acerta”. Quando se trata de falar em público para vender uma ideia, apresentar um projeto, vender um produto ou entreter, não importa, é muito importante o planejamento. Mas o que planejar? Veja abaixo os pontos essenciais:

  • Público-alvo: saiba quem é o público que assistirá você. Qual é a idade, o que eles entendem do assunto, qual é o grau de escolaridade, quantidade de pessoas, as pessoas irão à sua apresentação por livre vontade ou serão forçadas a ir? Quando as pessoas decidem estar em uma apresentação, sem a obrigação de ir, a predisposição ao aprendizado é muito maior.

  • O que eu quero como resultado da minha apresentação? o que eles vão aprender ou comprar com a minha palestra? O que eles serão capazes de aplicar em suas vidas?  Por que eles teriam interesse neste tema? Esta palestra trará algum benefício para mim? Quais?

  • Fator tempo: quanto tempo você terá para sua apresentação? Este ponto é importantíssimo, pois determina a quantidade de energia que você despenderá na sua preparação. Preparar muito material para pouco tempo de apresentação é literalmente “Tempo perdido”.

  • Quantidade de slides: neste quesito, menos é mais. Quanto menos slides você preparar, maior será sua interação com o público, mais livre você se sentirá. Quando a quantidade de slides é muito grande você fica refém dele e perde o contato com o público.

Lembre-se, seja qual for sua apresentação, ela precisa ser planejada em termos que interessa ao seu público. Vejo pessoas preparando apresentações com se fosse para elas mesmas, buscando imagens na internet que agradam só a elas. Um palestrante precisa ser humilde, usar a empatia, simpatia para ter a aceitação do público e consequentemente conseguir vender a sua ideia. Aplique estas dicas e faça apresentações e obtenha cada vez mais sucesso em suas apresentações.

 

Sobre o autor deste post: Antonio Carlos Cardoso é Diretor da Altiva Brasil Soluções em Treinamentos, formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão de Pessoas pela FGV, Formado em Coaching pelo BCI da Inglaterra, Professor de Pós-graduação na UNIASSELVI e atua há mais de 25 anos como instrutor dos Cursos de Oratória, Liderança e Vendas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *